FANDOM

Mundo Novo
Tamanduá bandeira

O município de Mundo Novo originou-se da fazenda chamada Nossa Senhora Aparecida, formada ppor um paulista compador de terras chamado Valentim Lourenço em 1960. No local já havia um campo de pouso de uma Cia. Imobiliária, com intenso movimento de comércio de terras daquela região.

Em 1963, Valentim Lourenço loteou 11 alqueires de suas terras para a formação do povoado que ficou conhecido por Mundo Novo, por representar ao fundador uma região de matas virgens e terras ferteis.

Os primeiros moradores foram: Wanderval de Faria, José Lau, Alexandrino Borges, Riva G. Souto, Pedro Souto, Serafim G. Souto, Josafá Souto e familiares, Salvador Sgamatt, Adãozinho e outros, lavradores, fazendeiros e comerciantes.

Ao mesmo tempo aconteceu a invasão do campo formando-se um núcleo populacional com crescimento desordenado, integrando-se, todavia, ambas as áreas, com registros legais, ao desenvolvimento urbano.

Tempos depois, no início da década de 80, Valentim Lourenço fora eleito o primeiro prefeito da cidade, datando portanto a partir daí, a emancipação política de Mundo Novo.